ANÁLISE HISTÓRICA DO LIVRO BAIA DOS HOLANDESES E O DOMINIO HOLANDES

ANÁLISE HISTÓRICA DO LIVRO


ATENÇÃO !

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. Você poderá usar a tecla ( ctrl ) e clicar na tecla ( + ) desta forma as letras serão ampliadas . Experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.





Como o escritor Joilson Assis da Silva declara que “A história não passa, ela é absorvida pelo ambiente aonde aconteceu”. O livro Baía dos Holandeses vem trazer a tona uma história incrível que aconteceu na nossa região Norte do litoral da Paraíba. Apesar do livro não ser de cunho histórico ele contém a história viva da nossa região Litorânea Norte tanto de uma forma descritiva quanto poética e filosófica. O escritor foi muito feliz em relatar fatos, costumes, lugares da nossa região que tem um forte clamor histórico a muito esquecido.


Neste livro, Baía dos Holandeses, a história do Forte Velho aonde a Paraíba começou, da restinga a ilha misteriosa, Lucena, Cabedelo e da Igreja da Guia em Lucena e Atalaia são avivadas através do personagem principal do livro Van Soares de Goa Hopper um oficial holandês a serviço da marinha no Forte de Santa Catarina que era chamado por eles de forte Margarida em homenagem a irmão de Maurício de Nassau.
Em uma boa harmonia entre a arte da imaginação e a poesia dos fatos com um toque místico, transcendental de seus sonhos e visões o escritor vai gerando em suas sábias letras um ambiente propício a um imaginário profundo histórico e cultural da região citada. Lendo o livro posso afirmar que Joilson Assis emprestou a sua alma a história da região do litoral norte da nossa querida Paraíba. Isto faz do livro Baía do Holandeses um memorial a cultura e a história de nosso povo, uma tremenda homenagem as nossas raízes.




Detalhista e esclarecedor são os escritos do livro Baía dos Holandeses que retrata minuciosamente fatos importantes que passaram despercebidos nos livros comuns de história. A dança do Toré feito pelos Potiguaras, a amizade dos mesmos com os holandeses desde 1625, o sistema de ataque holandês e o sistema de administração dos mesmos, os fatos curiosos da restinga e seus supostos tesouros, os choques culturais e religiosos da época, a presença Calvinista entre os Potiguaras, os freis e suas influencias, a participação dos índios Tabajaras na cidade de nossa senhora das neves (João Pessoa) as guerras apoiadas pelos nativos, o convento de São Francisco, Santo Antônio e os combates que neles houve, os massacres nos engenhos, os ataques dos vassalos, as manobras Holandesas e portuguesas para manter o poder, os empréstimos Holandês, a presença dos Judeus na Paraíba e dos banqueiros Europeus, a vida cotidiana dos soldados flamengos no foi te de Santa Catarina , atenção entre a cidade de nossa senhora das neves e Cabedelo; tais relatos tornam este livro um verdadeiro retrato do passado de nosso povo que em cada página traz realidades que influenciarão em nosso dia a dia.


Até nos sonhos do principal personagem deste livro há teorias históricas como a visão de um grupo de chineses na praia do forte velho alegando que o Brasil foi descoberto por eles, o caso da índia estuprada por um homem europeu que deu a luz a uma linda menina chamada AMÉRICA, a visão das águias holandesas lutando contra os touros lusitanos, já que a águia era símbolo do povo Holandês. Estas teorias históricas e metafísicas são inéditas, curiosas dando um brilho diferente e único a este livro.




Personagens importantes da História são relatados como: Mauricio de Nassau, João Mattos Cardoso o herói do forte de santa Catarina, Paulo Linge administrador Holandês na região, Matias e Antônio de Albuquerque líderes da resistência dos portugueses no Brasil dominado, Domingo Fernandes Calabar que abandonou o exército lusitano para apoiar os Holandeses e muitos fazendeiros e donos de engenhas famosos na época. Os personagens da história são colocados de uma forma harmoniosa nas páginas deste drama histórico e muitas vezes citados pela imaginação de Van Soares. Nomes e fatos são relembrados nas páginas do livro Baía dos Holandeses e a forma de dramatização Histérica chega a ser tremendamente emocionante.




Todo Paraibano deveria ler esta incrível obra que faz da linguagem simples e clara a sua principal harmonia literária. Apesar deste romance não ser um livro estritamente história a sua bagagem compromissada com a nossa histeria faz dele didático para os nossos jovens que necessitam saber o que no passado aconteceu de uma forma dramatizada e cativadora, sem a secura da letra, mas com a umidade da alma de um escritor extremamente imaginativo. Sem deixar o destaque do início deste livro se principiar na mente de seu autor em forma de sonhos o tornando ainda mais misterioso.
Baía dos Holandeses é um retrato histórico da região norte litorâneo da Paraíba que trará muito prazer aos que o desfolharem com atenção!









Luiz Dantas e Valdineia Sales









cabedelohistoria
historiacabedelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário