TRIBUTO AO FORTE DE SANTA CATARINA





TRIBUTO AO FORTE DE SANTA CATARINA










COMENTÁRIOS EM VIDEOS














O forte de Santa Catarina é um tributo a coragem e ao heroísmo. O forte que foi construído em 1590 se tornou uma fortaleza cheias de tributos e moral. Neste forte se travaram diversas batalhas e muitos ataques de povos poderossímos como holandeses e franceses foram retidos e vencidos pelos esquartelados do forte de santa Catarina.


No misterioso forte de Santa Catarina esconde além de tesouros e atos heróicos como a coragem de João de Matos Cardoso, amores e dores; romances escondidos que umedecem cada pedra daquela fortaleza construída pelos portugueses e espanhol. Palco de grandes reuniões da elite e da bravura dos caboclos o forte de santa Catarina começou com apenas algumas barracas de palha aonde se encontra hoje a fortaleza. Devido a localização privilegiada do forte os canhões tinham facilidade de acertarem o alvo que passassem em suas proximidades. O forte dos heróis passou por várias etapas e reformas recebendo a visita de dão Pedro ll em grande festa e honra , neste dia o forte viveu tempo de gloria . O ataque Frances pós a prova a eficácia do forte e a coragem de seus componentes. Vários ataques surpresa de índios foram realizados, mas sem sucesso nem citações importantes na história. Foi os três gigantescos ataques holandeses que pós a prova a virtude do forte e sua coragem. Os ataques dos batavos foram tremendos, digno dos filmes de mais vibração e participantes. Os holandeses conseguiram o apoio dos índios potiguaras da baia da traição e os três grandes ataques foram de enlouquecer os nervos de qualquer príncipe. Formigas, sim formigas, pareciam os índios sobre a terra daquela região e os canhões batavos berravam com dragões do inferno. Pedras e sangues subiam pelo ar e no forte de santa Catarina o heróico João de Matos Cardoso ordenava suas tropas bravamente. Do mar as belas e bem dotadas caravelas holandeses arrodeiavam o forte disparado sem pena suas infernal artilharia e forte sem temer respondia a altura. Nos muros invasores com escada invadiam o forte, com suas espadas nas mãos e muita coragem no coração o guerreiro subia rumo ao seu destino ardil. Na muralha os soldados de João de Matos derrubavam os invasores a espada e a tiro de mosquefal. Um som infernal a mata ouvia, gritos de ódios e de dor e em suas casas de palhas as mulheres agarradas aos seus filhos mestiços chorava e se assustavam a cada tiro de canhão. Parecia o fim.
No forte soldados e índios se digladiavam com espadas e armas e o forte tremia de adrenalina. O combate era terrível, mas o povo da região acreditava nos guerreiro e em reza torciam. O primeiro ataque foi vencido bravamente, no segundo ataque o tempo ajudou um pouquinho e uma tempestade parecia vim ao auxilio dos guerreiros do forte. O terceiro ataque foi terrível e durou quase vinte dias de pleno confronto. Os batavos não deram trégua ao forte dos heróis e suas pedras sentiram a mão forte da artilharia dos framengos que enviaram seus melhores homens e generais para arrasar o forte que a muitos anos resistia e era o único lugar no nordeste que os holandeses não tinham conquistados. Todo nordeste já tinha se rendidos a força holandesa, mas o forte de santa Catarina resistia bravamente contradizendo ao tão bem treinados generais batavos.


Infelizmente os heróis do forte foram vencidos e o forte passou para a posse dos holandeses que fizeram nele muitas melhorias e, segundo histórias, esconderam nele muitos tesouros.


Ao forte dos heróis o meu tributo. Ao forte que acolheu e fez dos bravos seus patrimônios mais eficaz meus tributos. Aquelas paredes velhas e já cansadas pelo tempo, porém ricas pelo tempo que as envelheceu minhas homenagens

Joilson de Assis













DATAS IMPORTANTES DO FORTE SANTA CATARINA






1589 INICIOU-SE A CONSTRUÇÃO DO FORTE DE SANTA CATARINA COM A AJUDA DE 110 SOLDADOS, 700 ÍNDIOS E 100 NEGROS. A construção foi liderada pelo alemão Cristovão Lintz.

Em 1597 os franceses junto com os índios da região , os potiguaras e uma esquadra de 13 navios e 350 soldados atacaram o forte com força total mais foram derrotados. Neste período o forte foi batizado em homenagem a duquesa portuguesa Catarina de Bragança como forte de Santa Catarina. Porém existem correntes que divergem desta história atribuída a santa Catarina de Alexandria, a santa da família, o nome do forte.
Em 1631 veio a primeira investida holandesa sobre o forte com 1300 soldados, 13 navios. O combate durou 12 dias e deixou um saldo de 200 mortos entre os holandeses e 150 feridos fazendo os holandeses baterem em retirada.
Em 1634 no dia 25 de fevereiro os holandeses voltaram furiosos com 24 navios e 1600 soldados. O forte resiste bravamente e força os holandeses voltarem para Recife derrotado e humilhado com centenas de feridos e mortos.
No mês de dezembro do mesmo ano eles voltaram com uma esquadra de 29 dos seus melhores navios e 2354 dos seus melhores homens. Os holandeses não aceitavam a resistência de um tão pequeno forte já que todo nordeste estava em suas mãos. O forte de Santa Catarina Representava uma pedra no sapato dos holandeses.
Neste ultimo combate que durou 18 dias o herói do forte João de Matos Cardoso foi ferido de morte e eles conseguiram o domínio da fortaleza de Santa Catarina.

No ano de 1654 caiu o domínio holandês no nordeste brasileiro e os portugueses recuperam o forte e fazem melhorias nele.

No ano de 1859 o forte recebe a importante visita do imperador D.Pedro ll com uma incrível festa aonde a elite da região veio prestigiar tão importante político.
No ano de 1874 o forte estava abandonado e em ruínas sendo pouco dos amantes noturnos. Sem cuidado nenhum o forte fica abandonado por décadas até 1938 quando foi tombado pelo SPHAN e registrado no livro das belas artes.
Na década de 1990 o forte sofre com o abandono e retorna a ruínas. Um ano depois a associação artístico-cultural de Cabedelo passa a cuidar deste tão importante patrimônio.
VEJA MAIS NO RESUMO HISTÓRICO DOS HOLANDESES NA PARAÍBA NESTE MESMO LIVRO. ( Use o índice multimídia ao lado )




Nenhum comentário:

Postar um comentário