ANÁLISE PSICOLOGICA DO LIVRO BAÍA DOS HOLANDESES FEITA PELO PSICOLOGO ODILON FARIAS








ANÁLISE PSICOLÓGICA DO LIVRO




Livro baía dos holandeses


Joilson de Assis


http://baiadosholandeses.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/joilsondeassis

http://www.toutube.com/user/mrjoyassis




O ambiente do livro Baía dos Holandeses demonstra um ambiente Histórico de grande atenção e comoção de toda população, à expectativa, a revolta, o medo e as incertezas faziam do ambiente um misto de desilusão e expectativa. O convívio com os nativos potiguaras e tabajaras de idiomas diferentes, dos Holandeses, Portugueses, com regras diferentes entre cada um destes povos gerando vários mundos propícios aos conflitos gerados pelas diferenças e choques.



Van Soares de Goa Hopper foi criado em meia as idéias de seu Pai que era construtor na Companhia Holandesa das índias Ocidentais e que tinha formado na ideia do jovem Van Soares a fixação de ser oficial da Marinha Holandesa. Como simples construtor de navio, que na época tinha muita importância o seu pai visualizou-se no seu filho Oficial da maior marinha do mundo da época. Baseada em uma vida de estudo a gloria iria vim a família segundo o pai de Van Soares. O próprio Van Soares passa a vivenciar este sonho e lutar por sua realização em uma terra muito distante de sua casa conquistada através de muitos combates.



O jovem candidato a oficial da maior marinha mercante do mundo é introspectivo, imaginativo e muito auto-analítico parecendo se surpreender com cada estágio de sua vida. Disposto a lutar pelo seu ideal ele se submete as regras de seu povo apesar de internamente existir várias contradições. A rebeldia aparecia somente nos pensamentos de Van Soares, mas as regras por algum tempo foram guardadas com rigidez. Apesar de achar que aquela guerra não era sua e a religião Calvinista não era exatamente o que queria ele nunca abandonou os combates nem desrespeitou a fé de seu povo. As conclusões de Van Soares o levam a manter um padrão de comportamento baseado em exemplos com o do velho marinheiro Sales que declarou que o medo era prejudicial e os conselhos do velho Frei Domingues.



A Paraíba palco de sua atuação passou a ser a Paraíba das contradições pois a paixão ardente pela índia Potiguara chamada de Mercien faz com que a mente deste jovem guerreiro Holandês passe a travar terríveis batalhas internas entre o dever de servir a pátria as suas muitas regras ou a Mercien seu grande amor. Talvez nem mesmo Van Soares tivesse acreditando no que estava acontecendo pois repentinamente dois caminhos cruzam-se em sua frente: A vida de oficial Holandês muito elogiada pelos atos de bravura nos combates ou a de simples amante de uma nativa Brasileira longe das regalias e honras de oficial. O clima psicológico do livro gira entre a bravura heróica ou o amor de uma simples mulher. O ódio e o amor são os temas principais desta história tão bonita. O brilho da glória de um oficial ou o brilho da mulher que tão fortemente amava? Ao mesmo tempo em que Van Soares de Goa Hopper era fiel aos Holandeses ele era fiel ao amor de Mercien e temia era perdê-la.
O mundo metafísico ou do imaginário como alguém queira apresentar é muito forte neste livro. Van Soares passa a ter estranhos sonhos de grande propriedade enigmática que gera criaturas imaginárias ou metafóricas trazendo exemplos e filosofias profundíssimas e inéditas.


A mente de Van Soares vai recebendo recados e exemplos em forma de figuras em sonhos, visões e vozes. O ambiente metafísico do livro é de alta e aperfeiçoada filosofia digna de grandes pensadores. Depois de ter vivido grande parte da história o virtual de Van Soares passa o acompanhar em avisos e exemplos como as histórias: das criaturas das pedras que eram memórias, a nativa estuprada que gera uma menina chamada América, a luta dos touros Lusitanos com as águias Holandesas, dos órgãos falantes, da dinastia verde. São filosofias incríveis concentradas principalmente no capítulo cinco. Cada personagem e sua mensagem geram uma elevação filosófica do imaginário do leitor. Ao mesmo tempo em que o livro é Histórico, poético romântico ele é filosófico e metafísico por causa de suas histórias na área virtual do humano. Sem ferir nenhum princípio cristão as filosofias virtuais de Van Soares nos remetem exemplos para o nosso dia a dia e os seus conflitos ser vem para a análise dos nossos. A natureza humana e seus instintos são temas deste livro que as retratam de uma forma maravilhosa através de animais e suas manifestações. Este livro principalmente o capítulo cinco tem profundo embasamento psicológico, filosófico e metafísico.



O amor de Van Soares de Goa Hopper por uma nativa Potiguara filha de Potyassur é o tema principal deste livro que embasa toda trama e demonstra os conflitos existentes no amor. Os amigos do amor e aqueles que instintivamente se colocam contra o referido e fortíssimo sentimento. Com esta história e com a idéia metafísica que o livro apresenta faz da história dos Holandeses na Paraíba um sonho frustrado, que não morreu, ele se interiorizou nos antigos habitantes e no ambiente da Baía que o Autor do Livro intitula de: BAÍA DOS HOLANDESES. Com certeza este livro oferecerá a cada um que o ler uma mensagem diferente, filosófica e mexerá com o seu psiqué com as estruturas de seu coração e mente. Trará a sua mente um ambiente nunca visitado um mundo clima diferente nunca experimentado.






José Odilon Párias
Pedagogo, Cirurgião dentista, Psicólogo da Policia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário