BREVE RESUMO HISTÓRICO DA INVASÃO HOLANDESA NO BRASIL PARTE 01


















BREVE RESUMO HISTÓRICO DA INVASÃO HOLANDESA NO BRASIL





ATENÇÃO!

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.








Livro baía dos holandeses


Joilson de Assis


http://baiadosholandeses.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/joilsondeassis

http://www.toutube.com/user/mrjoyassis




O século XV raiou com a luz dos desenvolvimentos e das descobertas do novo mundo. As nações vibravam com a adrenalina das incríveis descobertas e das notícias excitantes de povos misteriosos e lugares cheios de ouro, pedras preciosas, mulheres nuas sem pelos no corpo que faziam sexo como se estivessem brincando a mais inocente brincadeira; em um cenário cheio de florestas, frutas, rios, praias maravilhosas. É, o conceito da época da descoberta do Paraíso Bíblico parecia ser bem lógico.




Através do tratado de Tordesilhas Portugal e Espanha pareciam donos deste novo mundo e em comum acordo tentaram possuí-lo, mas esqueceram das demais potências da época França, Holanda e Inglaterra que também entraram na disputa. Sem dinheiro para explorar as novas terras Espanha e principalmente Portugal solicitou desde inicio aos bancos Holandeses empréstimos e desta forma, indiretamente, a Holanda foi co-exploradora das terras do novo mundo já que bancou a estrutura desde início. De tantos empréstimos que Portugal solicitou aos bancos Holandeses fez com que a referida nação fosse uma espécie de sócia neste negocio tão lucrativo. Foi através de empréstimos que Martim Afonso de Souza iniciou a cultura canavieira em são Vicente e muitas expedições em busca do ouro foram realizada. A Coroa Portuguesa era muito dispendiosa e muitos nobres eram sustentados com altos salários e várias festas eram realizadas com banquetes fartos. Com tal estilo de vida não demorou muito para Portugal se tornar mais e mais dependente do dinheiro Holandês. Enquanto as conquistas e explorações avançavam a Holanda crescia é no transporte de cargas da índia, África do sul, Austrália, Brasil para a Europa.



Ela transportava temperos e várias mercadorias inclusive o açúcar, o ouro branco da época Para a nobreza Europeia obtendo grandes lucros. O crescimento Holandês através do governo dos dezenove a partir do século XV confunde-se com o surgimento do Capitalismo, do protestantismo o que causar grande confusão entre as nações que se dividiram em diversos blocos antipáticos uns aos outros. Os Países baixos principalmente Suíça, Holanda, Suécia cresciam financeiramente recorreram aos Bancos Holandeses que emprestaram muito dinheiro. A Bélgica e os Holandeses cada vez mais se destacavam no cenário mundial. Paralelamente o Reino unido começa a produzir navios em larga escala e de ótima. Qualidade. O século XV termina com muita confusão no campo religioso e o século. XVI entra com uma confusão nas costas, as nações se digladiavam em nome de Deus. A reação Católica ao crescimento protestante tornou as nações antes amigas em inimigas declaradas em nome de Deus e de suas teologias. Quando o domínio Português passou para Carlos V rei da Espanha e imperador do Santo império Romano Germânico a intriga religiosa se intensificou e muito sangue foi derramado. A Alemanha, Inglaterra, Países baixos aderiram ao movimento e a religião passou a ser muito mais que simples conceito teológico, passou a ser uma espécie de Política. A Espanha declaradamente Católica se destacou pela intolerância com os países protestantes. O Calor dos metais preciosos e da teologia derretiam os senso de amizade, compreensão e cooperação.





Baseados no primeiro mapa Atlas Americano que foi desenhado em 1542 as nações buscavam novas formas de lucro fácil e novos caminhos para as índias. Possuindo as melhores embarcações da época, com equipamentos de guerra capazes de destruir muitos inimigos, auxiliados por engenheiros de guerra e um equipe de oficiais de primeira classe a Holanda se demonstrava imbatível. Na época o sonho de qualquer pirata era encontrar navios oficiais da Coroa para deles retirarem o ouro destinado a coroa, mas o pesadelo deles era encontrarem um esquadra armada Holandesa devido ao poder de fogo das referidas naus. Cresce o sentimento de libertação na Holanda e Carlos V não consegue dominar sobre ela totalmente e o conflito sangrento foi inevitável, mas a proclamação da independência aconteceu em 1580. Neste tempo Filipe XI filho do Carlos V herdou a coroa Lusitana (Portuguesa) e de posse das duas coroas começou uma campanha de retaliação contra a Holanda até como forma de vingança. A Ideologia da religião também foi utilizada e o apoio da igreja Romana a referida retaliação. Filipe II coordenou um embargo contra os Holandeses tentando enfraquecer o crescente poder comercial da Holanda. A Holanda dominava na época 40% do comercio mundial e contribuía com a coroa Espanhola pagando pesados tributos superando o ouro que tinha das terras recém-descobertas, era uma fonte muito grande de recursos que a coroa espanhola não queria perder.




Mas em 1609 a independência foi definitivamente conseguida depois de trinta anos de guerra contra a Espanha com a Holanda independente o protestantismo cresce e se fortalece e a referida nação torna-se a principal força Europeia do século XVl superando até a Inglaterra que paralelamente crescia. Filipe II não se intimida e invade a Inglaterra com um poderosíssimo exercito com mais de vinte mil homens e 132 navios.






A crença protestante surgiu no mundo ao mesmo tempo em que o Capitalismo e tinha uma ideologia voltada ao trabalho incessante dando as nações protestantes uma característica produtiva de fácil recuperação mediante algum fracassa. As novas potências da época (Holanda, Inglaterra, França) tentaram a todo custo destruir o império Luso - Espanhol e os novos caminhos para as índias se tornou quase uma ideia fixa para estas nações? Batalhas terríveis eram travadas no mar e o embargo de Filipe II era quebrado a tiros de canhão pelos Holandeses, Invasões de portos e afundamento de navios e terríveis batalhas navais marcaram este período de aventura e ódio. De certa forma Portugal devia muito a Holanda e Filipe II herdeiro do referido trono não esperava que a Holanda reclamasse esta dívida invadindo TODAS AS COLÔNIAS PORTUGUESA NO NOVO MUNDO, A Invasão Holandesa pegou de surpresa a coroa Luso espanhola que não esperava tão audacioso empreendimento. Uma poderosíssima esquadra liderada por Jacob Willekens e Johan Van Dorta cruzou o oceano chegando a Salvador em 8 de Maio de 1624 para conquistar a colônia Portuguesa. Com a chegada dos holandeses à Bahia houve uma terrível batalha e a reação dos nativos com os Portugueses residentes lá causaram um grande impacto no militares Batavos (Holandeses) que mediante muita baixa tiveram que retirar sua armada.



A Jornada dos Vassalos como foi chamada a resistência da Bahia aos invasores forçou a retirada definitiva dos holandeses em incríveis baixas no ano de 1625. Exaustos e tendo vários doentes e moribundos a bordo os Batavos subiram pelo Litoral em busca de um refúgio seguro aonde pudessem reabastecer e curar seus feridos. Esta retirada foi extremamente dramática já que nos navios morriam de quinze a vinte soldados feridos por dia sangue espalhados pelo convés e gemidos de dor havia nos navios em fuga dos Batavos. Desesperados por socorro eles subiram pela costa livrando-se do forte de Santa Catarina na Paraíba em direção ao Rio Grande do Norte naufragando alguns navios na Baia da traição. Com o naufrágio eles tiveram contato com os índios POTIGUARAS DA BAIA DA TRAIÇÃO que os socorreram amigavelmente.




A Amizade foi quase instantânea e depois de serem alimentados e sarados de suas feridas ainda os auxiliaram na recuperação de suas naus. Junto com muito suprimento os Holandeses levaram consigo alguns nativos Potiguaras que de bom coração foram para a Holanda como convidados especiais. Nascia ai uma grande amizade com os nativos da Paraíba.





Recuperada as forças a Holanda prepara um novo ataque desta vez sobre Olinda e com um ataque super planejado Olinda foi tomada em 1630. Nesta data com a posse da Capitania de Itamaracá a Holanda parte para o domínio de todo nordeste, de Itamaracá ate o Maranhão. A Resistência durou sete anos, mas foi vencida pelo braço dos Flamengos (Holandeses) que demonstrava grande organização política e militar. O Principal personagem de resistência ao domínio flamengo foi Matias de Albuquerque e Henrique Dias. Para uma mobilidade tão grande e uma força militar desta envergadura os Holandeses contaram com a Companhia das índias Ocidentais em Amsterdam que produzia incríveis navios e fazia planejamentos com mestres da guerra. A companhia das índias Ocidentais em Amsterdam fez com que os Batavos se tornassem rápidos e bem estruturados para qualquer combate. Havia uma companhia das índias ocidentais na Inglaterra que fazia as mesmas funções, mas não obteve o mesmo sucesso da companhia de Amsterdam. A companhia de Amsterdam foi inaugurada em 1625, mas já produzia navios a mais tempo tornando a cidade dos artistas na cidade das construções de navios. A poderosa Holanda não invade somente o nordeste Brasileiro, ela invade o norte Americano fundando a nova Holanda e outras províncias. Os Batavos saíram invadindo TODAS as Colônias Portuguesas espalhadas pelo mundo da época e saqueando ou destruindo portos espanhóis.






Apesar de serem protestantes fervorosos, os holandeses não proibiram o culto católico nas colônias que tomaram. Eles não interferiam nos assuntos Católicos desde que seus religiosos ficassem isentos dos assuntos políticos. Em algumas colônias eles cortaram a verba dada aos religiosos e expulsaram alguns jesuítas e franciscanos por interferirem em suas políticas. Com o domínio da língua nativa os religiosos católicos dominavam muitos nativos e suas opiniões eram levadas em grande consideração. Nisto os holandeses visando a simpatia dos nativos não interferiam na religião que primeiro os alcançou. Os deportados da época eram lançados em ilhas desertas e morriam a míngua sem alimento nem água. O Poder católico entre os nativos eram muito grande e os holandeses visava não chocá-lo. Mas o bom trato da coroa Holandesa sob o domínio dos dezenove com os nativos conquistava muitos adeptos principalmente entre os nativos Potiguaras no litoral Paraibano e a amizade com os índios deu ao batavos muito poder. Quando Mauricio de Nassau passou a governar o domínio Holandês no Brasil o poder deles alimentou mais ainda e o seu domínio se caracterizou pelo bom trato com os chamados Tapuias antes desprezados pelos Lusitanos e Espanhóis. Os nativos foram chamados para participarem do governo Batavo através das câmeras escambianas e permitido a eles terem capitães.





A Valorização dos Tapuias e as remessas de Judeus que vinham habitar no nordeste Holandês desagradavam a muitos principalmente aos católicos Romanos. Os Holandeses procuraram consertar os prejuízos que surgiram com as invasões emprestando dinheiro, gado e ferramentas aos senhores de engenhos. Houve empreendimentos para a recuperação dos engenhos que; estavam sucateados e recuperarem as casas que foram queimadas quando a invasão veio, pelos que fugia com medo Os luso Espanhóis queimaram tudo que puderam ao saber que estavam perdendo a guerra da resistência aos holandeses, mas as percas foram recuperadas e os moradores chamados a habitarem as cidades novamente com segurança de suas vidas. Muitos empréstimos foram feitos e a nobreza ficou sujeita a mão holandesa através do bolso. Não se podia ser hostil a quem se devia tanto! Os batavos criaram vários centros de apoio nos interiores dos Estados dominados e fizeram várias expedições pelos chamados sertões; emitindo relatórios detalhados da vida dos nativos que antes não eram conhecidos. As Capitais litorâneas não tinham conhecimento da vida interiorana e das muitas tribos existentes nestes longínquos locais.
















Passaram-se oito anos para as Capitanias dominadas começarem a dar lucros. Os empréstimos começaram a fazer efeitos e o nordeste Holandês prosperou grandemente ultrapassando as demais partes do domínio Português e Espanhol. Vários povos vieram para o Nordeste Holandês com apoio de sua administração entre eles os Judeus que ganharam cargos importantes como Capitães do comercio. Banqueiros Judeus participaram intensamente das relações comerciais nas terras dominadas. A qualidade dos produtos Brasileiros na época era destaque no mundo inteiro e seu açúcar disputado por causa da pureza. Animais trazidos da Europa melhoraram os rebanhos e o cimento transportado em barris nos navios serviu para construír pontes e reformarem prédios importantes.




Na verdade os Batavos queriam produzir muito, para isto necessitavam de investimentos e homens de negócio acreditando no Brasil. Todos os Governadores Holandeses investiam alto na pesquisa do interior do nordeste e nas usinas de açúcar. A produção era a palavra chave dos capitalistas Batavos que estavam dispostos a tudo para este fim. Elias Herckman investiu nas descobertas do interior patrocinando várias expedições atrás do ouro e de novos campos para plantio. Geraram nos interiores dos Estados dominados povoados visando pesquisa das riquezas, das culturas e uma possível produção de matéria prima. Vejamos esta Frase do governador de maior destaque entre os Holandeses: “Essa terra tão penosamente conquista por meio de guerra e das devastações praticadas, tanto pelos soldados Holandeses como pelos portugueses necessita de homens”. Mas os homens só aparecem quando há segunda, expectativa de aquisição de bens, de gado, de substância e se lhes consegue a necessária liberdade de ação de Maurício de Nassau, 1638 (Pequena História da Paraíba, Escritora - Vilma S. C. Monteiro).




Veja só a grande preocupação do governante do Brasil Holandês com o livre comercio e com o crescimento da região. A referida frase de Mauricio de Nassau poderia se aplicar tranquilamente aos dias de hoje mesmo depois de tanto tempo. A resistência a invasão holandesa mesmo enfraquecida causava prejuízos aos Batavos queimando seus canaviais e atacando suas caravanas repentinamente com apoio de alguns nativos.
A Administração Holandesa era Rígida em muitos aspectos. Havia sempre uma guarda de aproximadamente cem homens em lugares estratégicos e ninguém poderia se locomover pelos seus domínios sem ter uma salvo conduta nas mãos. Os rapazes foram escritos para certo controle e quem não tinha família necessitava de um tutor, um responsável que respondesse por ele. O controle sobre os solteiros era grande e a simples suspeita de rebelião ao seu domínio era motivo de invasões de domicilio. Havia também a dilatação premiada, qualquer que entregasse um rebelde com provas obtinha a liberdade se fosse escravo ou recebia uma recompensa em dinheiro.




Nisto a administração holandesa mantinha o controle de seus domínios e até a miscigenação tão provocada no domínio Luso Espanhol foi evitada entre os batavos. Os portugueses e Espanhóis geraram uma multidão de filhos miscigenados com índias através de relacionamentos e até estupros. Mas os holandeses evitaram o máximo estes relacionamentos não deixando herança significativa em termos de raça. O Controle Holandês era muito grande em um país que acostumara à liberdade total de seus instintos e intenções. Mas em suma as administrações Holandesas e suas metas eram bem vistas por todos e principalmente O CONDE MAURÍCIO DE NASSAU tinha a simpatia da maioria dos simples, dos Tapuias e daqueles que deviam a, ele e necessitavam renovar seus empréstimos.












Livro baía dos holandeses


Joilson de Assis


http://baiadosholandeses.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/joilsondeassis

http://www.toutube.com/user/mrjoyassis





O Brasil Holandês (O nordeste Brasileiro) com a atuação dos mesmos cresce não somente em níveis financeiros, mas intelectual já que a Holanda valorizava e muito as artes o teatro, a música e trouxeram vários artistas da Europa para seus domínios principalmente para Recife. Pastores protestantes tentaram difundir a doutrina evangélica, mas o protestantismo não marcou o espírito da época. A disputa entre Católicos e protestantes não marcou o espírito dos nativos da terra conquistada, mas os mesmo costumava agir por simpatias fazendo da amizade com um ou outro a sua principal política. Os miscigenados também faziam a diferença e geralmente lutavam a favor do povo que veio a pertencer através da união étnica. A guerra no continente Europeu forçou a Holanda através de alguns banqueiros a exigir o pagamento dos seus empréstimos o que causou alvoroço entre os nobres da terra que não tinham como pagar as dívidas. A exigência dos pagamentos das dívidas influiu na produção do açúcar que caiu piorando ainda o quadro de descontentamento.




Além dos pesados impostos cobrados pelos batavos as parcelas dos empréstimos vinham acompanhadas de um juro muito grande. O Homem mais rico da Paraíba Jorge Homem Pinto acumulou dívida de 938.000 Florins, na época algo quase impagável. Vejamos o exemplo do lavrador de Tijucubacu Cosmo de Oliveira que solicitou empréstimo a companhia para comprar escravos no montante de 9.000 florins. Depois de quatro anos tendo pago 12.000 florins ainda devia 36.000 florins. Tais fatos começaram a contribuir com má imagem dos Holandeses perante os nativos residentes nos territórios Dominados, favorecendo os revoltosos escondidos nos interiores de seus domínios. Com as medidas financeiras tomadas o contrabando alimentou dando muito lucro aos revoltosos, alimentando a possibilidade de comparem armas.










Em 1640 o duque de Bragança, Dão João IV assumiu a Coroa portuguesa desfazendo a união Luso - Espanhola começada por Carlos V e dominada em destaque por seu filho Filipe II. Desta data em diante começa as negociações para a retomada das terras Brasileiras e outras colônias espalhadas pelo mundo. A França foi convidada para ser intermediadora nas negociações entre Holanda e Portugal. A Holanda exige o pagamento de 4 milhões de cruzados como indenização em um período de dezesseis anos. Em 1646 o Governo Lusitano mandou, abandonar a Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco para os Holandeses logo após a queima de todos os canaviais, mas enquanto as negociações avançavam o movimento dos revoltosos aumentava e espias infiltrados entre o povo excitavam a população contra os Batavos tendo o apoio dos senhores de engenho endividados.



Vale apena observar que os investimentos-holandeses abrangiam até os Tapuias e vários empréstimos foram dados a perder de vista. Vacas, engenhos para moer cana, equipamentos para fazendas, moinhos movidos a correntezas de água. E muitos juros que eram cobrados seguiam os padrões internacionais, salvo alguns exageros. Mas o impasse estava firmado e aos endividados era anunciada anistia total se houvesse apoio aos Vassalos, movimento contra os batavos, que crescia a cada dia. Quem assumisse o apoio ao Duque de Bragança, Dão João lV seria anistiado de todas as suas obrigações com os referidos empréstimos.





O movimento contra os invasores chamado de Vassalos tinham como personagens principais: Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Francisco Barreto, Filipe Camarão, Henrique Dias, Martins Soares Moreno, Antônio Dias Cardoso e Francisco Figueroa. Tais personagens se destacaram nas lutas contra os Batavos e em muitas batalhas enfrentaram o tão bem organizado Exército Flamengo que além de um ótimo treinamento carregava nas mãos o melhor do mundo da época em armas. Porém os principais personagens da resistência aos invasores tenha sido. A IGREJA CATÓLICA ROMANA E OS ÍNDIOS PRINCIPALMENTE OS TABAJARAS. Portugal não podia favorecer os resistentes como era necessário, mas os índios que confundiram os Franciscanos, Jesuítas e missionários com seus antigos pajés davam ouvidos a eles e como a igreja Católica não queria um domínio protestante naquele local incentivaram o apoio dos nativos contra os Holandeses e Potiguaras nativos que os apoiavam. Os nativos representaram na verdade a grande força destas batalhas pois sem eles não havia conquista nem permanência em qualquer território.



A Mão dos nativos foi quem favoreceu este ou aquele grupo dando a principal força contra a multidão bem organizada dos exércitos inimigos. Os mamelucos e Caboclos feitos “Aos montões” pelos Lusos Espanhóis com as milhares de índias que encontraram também foram parte decisiva nestas batalhas que muitas vezes eram realizadas com ferramentas de trabalho como foices, martelos, picaretes, facões as vezes até doados pelos próprios Batavos para agilizarem os serviços. Em muitos combates os Holandeses eram surpreendidos pelas costas por populares armados de ferramentas e índios raivosos dispostos a lutar.




A poderosa e bem treinada tropa Holandesa passaram dificuldades no que se diz respeito ao pão. Há relatos batavos de falta de farinha e pão para alimentação de sua tropa e não havia também moedas para comprar. A Organização Holandesa estava em plena crise principalmente em Pernambuco com as diversas infiltrações de resistentes vindos da Balia e dos sertões. Existiam alguns que até admitiam a entrega dos territórios ocupados, mas muitos reverendos protestantes foram contra e nesta peleja um reverendo foi morto no Porte de Margarida (Santa Catarina) por não aceitar a ideia do abandono dos territórios ocupados devido ao interesse deles de evangelizarem os índios. No desespero para manter a ordem os oficiais Holandeses comandaram vários massacres em muitos lugares.


Uma simples visitação para fiscalização às vezes se tornaram verdadeiros massacres aonde os moradores reagiam instintivamente e atacavam os holandeses que respondiam com muito fogo e força de suas espadas. Houve vários massacres entre eles o massacre do engenho São Tiago Maior na Paraíba em 1645 no mês de Março no dia 20, aonde negros e mestiços se revoltaram contra a. intervenção Holandesa e foram exterminados. Houve outro massacre no Engenho Cunhau no Rio Grande do Norte em 16 de Julho de 1645. Alguns massacres também foram promovidos por Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira nas fazendas no interior que davam apoio aos Holandeses e alguns casos a autoria dos massacres são discutíveis um grupo acusava o outro de autoria. O Ano de 1645 foi muito difícil para a organização batava e muitos combates explodiam em vários lugares. Vejamos alguns fatos e datas importantes: 02 de setembro 1645 recuperação da Cidade de Filipéia. Em 03 de Agosto, Batalha do Monte Taboca e várias outras revoltas.


Um fato interessante aconteceu no engenho são Tiago Maior aonde os Holandeses invadiram a festa que lá era realizada acompanhados por Tapuias ferozes que iniciaram uma matança sem igual. Em meio as lutas gritos e sangue os tapuias ferozes pararam frente a Beleza da filha do senhor de Engenho André Dias de Azevedo comovidos. O fato espantou a todos já que perante corpos e moribundos a gemerem pelo chão a beleza de uma simples mulher param os braços fortes de um exercito feroz e disposto a matar tudo encontrasse pela frente. Na verdade a situação estava muito difícil e as constantes patrulhas saiam dos fortes como o de Santa Catarina para fazendas, sítios e aldeias atrás dos Vassalos, que por sua vez destruíam fazendas que serviam de apoio aos Holandeses.




Maurício De Nassau o mais destacado e amado dos Governantes Holandeses no Brasil conquistado, embarcou no Forte de Cabedelo em 1644 com uma grande comitiva de nobres levando com eles várias lembranças do Nordeste Brasileiro como pássaros, árvores e até alguns nativos como se acredita para sua terra deixando uma situação muito difícil para o novo governante. Mas ainda não se falava em rendição ou algo.
As batalhas se intensificaram e o cheiro de pólvora e os gritos de dor se multiplicaram principalmente em Pernambuco e Rio Grande do Norte que ganhou a independência dos invasores em




A Primeira Batalha dos Guararapes em Abril de 1648 demonstrou a intensificação dos ânimos e como estava longe uma verdadeira trégua ou acordo. A segunda Batalha dos Guararapes aonde os Holandeses foram encurralados por uma multidão sedenta de sangue e dispostos a matar os chamados invasores. Foi um verdadeiro massacre e os que escaparam vieram assustados a Paraíba espalhando o Pânico entre os militares do forte de Margarida, 17, fev. de 1649.


Novamente os nativos armados com ferramentas e índios da nação Tabajara foram destaque nos combates. A Batalha da Campina de Tamborda foi decisiva em 23 de janeiro: de 1654 e dois dias depois foi assinado à capitulação e em 28 de Janeiro de 1654 os Holandeses entregaram a cidade do Recife. DATA IMPORTANTÍSSIMA PARA A RETOMADA GERAL, MAIS ADIANTE, DE TODO NORDESTE PARA O DOMÍNIO PORTUGUÊS. Um ano depois todas as forças Holandesas estariam fora do Nordeste em lugares como Antilhas, ilhas dominadas, Austrália, África do Sul.
Os Vassalos, como eram chamados os resistentes ao domínio Holandês, conseguiram expulsa os Holandeses e seus amigos foram se retirando gradativamente. Porém a Holanda ainda continuou uma grande potência financeira no mundo e dominava o mercado de transportes de mercadorias pelo mar.





Os Batavos investiram nas Antilhas grandemente conseguindo produzir açúcar com menor custo derrubando o mercado Brasileiro. Produzindo açúcar de Beterraba os Batavos geraram uma produção rápida e barata fazendo com que o seu açúcar chegasse a metade do preço do açúcar Brasileiro. Sem dinheiro para investir os Portugueses partiram para as colonizações das tribos indígenas DIZIMANDO POPULAÇÕES INTEIRAS IMPIEDOSAMENTE EM BUSCA DO OURO. A situação financeira da Colônia Portuguesa ficou insuportável e a este período deu-se o nome: A GRANDE DEPRESSÃO estourando mais adiante a revolta dos Mascates.


Sem o dinheiro Holandês os Engenhos entraram em crise profunda e não havia progresso, nem comercio nem investimento algum. A população passou a considerar se a expulsão holandesa foi uma Benção ou um erro gravíssimo devido a situação financeira em que se encontravam. A tendência para a criação de Gado foi a saída, mas este comercio necessitava de novas terras. Desta forma o extermínio dos índios foi inevitável frente a maquina mortífera da colonização Portuguesa.
Existem muitas declarações acerca do momento de domínio Holandês, visando favorecer esta ou aquela visão; mas O fato inegável, até porque a história registra é a seguinte realidade: FOI NO DOMÍNIO HOLANDÊS QUE O NORDESTE VIVEU O SEU PERÍODO DE MAIOR PROSPERIDADE E PRODUTIVIDADE COMPETINDO COM O MUNDO. Foram os Holandeses que mais investiram no Brasil desde sua colonização,da primeira cana plantada em São Vicente até as primeiras cargas de Cimento para o Brasil colônia. Foram os Holandeses que melhoraram a qualidade do Gado Brasileiro que até hoje sustenta estes benefícios.


Foi a produção do Nordeste Holandês que atraiu diversos povos para investirem no Brasil inteiro superando as Colônias Espanholas com tanto ouro. Foram eles que trouxeram os primeiros artistas artesãos, engenheiros e em suas colonizações respeitaram os primeiros donos desta terra os índios. Os Batavos deram aos portugueses o conhecimento do interior das terras que eles dominavam e grandes equipamentos para muitas espécies de produções?.



Ao contrário do que foi feito pela Coroa Lusitana diversas vezes os chamados Batavos trouxeram famílias nobres para o Brasil, casais de negociantes, Judeus e mercadores. Ao contrário do que aconteceu algumas vezes pelos Lusitanos que enviaram Ladrões, assassinos, prostitutas, e pessoas punidas pela corte que ao chegarem no Brasil faziam filhos com as índias e negras “Aos montões”. Não desmerecendo a colonização Portuguesas que teve aspectos grandiosos, mas a ação da Mão Holandesa nos trouxe vários benefícios que duram até hoje. Independente dois vários conceitos políticos os Holandeses merecem A NOSSA HOMENAGEM E O NOSSO RESPEITO PELO QUE FIZERAM EM NOSSA TERRA E PELO QUE INTENCIONARAM EM FAZER. PELOS SONHOS QUE SONHARAM EM NOSSA TERRA E PELOS AMORES VIVERAM A MINHA HOMENAGEM A ESTE GRANDE POVO.







JOILSON DE ASSIS



Livro baía dos holandeses


Joilson de Assis


http://baiadosholandeses.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/joilsondeassis

http://www.toutube.com/user/mrjoyassis







2 comentários: