RESUMO HISTÓRICO FINAL, CONCLUSÕES

RESUMO HISTÓRICO FINAL




JOILSON DE ASSIS

HTTP://BAIADOSHOLANDESES.BLOGSPOT.COM

HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/USER/JOILSONDEASSIS

HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/USER/MRJOYASSIS



ATENÇÃO !

Para aumentar as letras deste livro basta segurar a tecla ( CTRL )do seu computador e mexer com o rotor( botão rotativo ) de seu mause e todo o texto se ampliará. Você poderá usar a tecla ( ctrl ) e clicar na tecla ( + ) desta forma as letras serão ampliadas . Experimente ! As letras ficarão do tamanho que você desejar.


Depois da última batalha dos Guararapes no Grande Recife todas as forças Holandesas foram vencidas e obrigadas a se retirar em caráter de emergência. Alguns Holandeses se retiraram para o interior dos Estados do nordeste vivendo entre os Nativos, outros fizeram acordos financeiros com os lusitanos, alteraram seus nomes e permaneceram nas terras em que estava sob o domínio da coroa Portuguesa. O mesmo aconteceu com a grande multidão de Judeus que acompanhavam os Holandeses sendo este grupo mais prevenindo. Eles fugiram para o interior, mudaram de nomes para não sem caçados pela inquisição da igreja Católica. Â igreja acompanhada pelos lusitanos tomou muitos prédios e terras daqueles que eram considerados Judeus. Atribui-se a igreja católica a grande força que faz o domínio Holandês cair no Brasil já que ela dominava a língua dos nativos como o tupy dos tabajaras. A grande força Católica aliada aos lusitanos colocou os nativos e mistos contra os dominadores Holandeses protestantes e radicais. Sem os nativos e a igreja os Portugueses no estado de endividamento que se encontrava não teriam condições para retomar as terras do Brasil. Na verdade o Brasil DECIDIU (Através dos nativos) SER PORTUGUÊS!


Os Holandeses partiram levando os seus sonhos e pesadelos deixando saudades em muitos e mortos em saudosa memória. A força Holandesa na Europa decidiu reagir e em uma ação militar planejada forçou os Lusitanos a negociar os prejuízos que teve. Eles bloquearam o Rio Tejo e forçaram os dominadores Portugueses a .parar com a perseguição ao Holandeses restantes nas terras dominadas e a Pagar uma multa de quatro milhões de cruzados em dezesseis anos . Forçada a ceder, a coroa Lusitana faz um acordo com os Flamengos até para não ter que enfrentar a maior armada do mundo que tinha importantes aliadas.

Com o acordo feito na Europa os Brasileiros foram jogados a própria sorte e sem dinheiro para investimento veio a chamada s A GRANDE DEPRESSÃO. Um momento de incrível estagnação e marasmo que geram revoltas e guerras como a dos mascates. Sem dinheiro o governo Português recruta infratores e prostitutas para as terras do Brasil com a intenção de povoá-lo. Nasce também à era das conquistas no interior do Brasil através dos Bandeirantes e a dizimação de milhares de índios através de exércitos partindo da Bahia rumo ao interior visando terras para a criação de gado. Nasce o tempo da grande carnificina, do genocídio dos nativos do interior do Brasil.
O Brasil passa a prospera com as bênçãos de Deus déca¬das depois com a chegada da família imperial no Rio de Janeiro trazendo grande comitiva de nobres e artistas. A descoberta de ouro em muitas regiões e o café como o ouro negro do Brasil produzindo muitos barões.

Acerca de Van Soares de Soa Hopper

Depois do ultimo combate que ele enfrentou junto ao forte de Santa Catarina os seus soldados o levaram para o meio dos nativos Dzebucuá Cariris das terras de Bodopitá, na planície de Campina Grande. A história se contradiz, alguns dizem que Van Soares voltou em navios de mercadorias como um simples homem a Holanda. Outros acreditam que ele voltou às terras de seu grande amor! Forte Velho, Lucena, Cabedelo, tenha encontrado um tesouro que o Frei Domingues declarara que havia na, restinga, no lugar que o referido frei indicou para o seu sepultamento. “Na morte há incríveis tesouros” Disse o frei. De posse de uma grande fortuna Van Soares de Goa Hopper comprou as terras aonde havia a cabana de seu amor e parte da ilha das cabras. De sua descendência surgiram os Goeis e Soares brancos que foram grande comerciantes e políticos na região. O sobrenome Hopper foi anulado para não haver uma identificação de sua pessoa. Van Soares viveu toda sua vida no Forte Velho, onde foi a sua cabana se encontra hoje a casa da família Soares que foram se transferindo vagarosamente para a cidade de nossa Senhora das Neves, depois chamada de Parahiba e atualmente João Pessoa. A família Soares deu origem ao ilustre José Eugênio Soares, Jô Soares de grande nome no Brasil e exterior. A família Soares vendeu as terras e as casas aonde havia a cabana da nativa Mercien a família pessoa que até hoje a possui. Na atualidade esta casa está sendo guardada por um morador local sob o olhar de José Elias Pessoa, membro da família e colaborador deste livro.



A memória de todo Holandês que veio a Paraíba!
A Jô Soares este brasileiro ilustre minha
homenagem e dedicação desta obra.
Na Paraíba os índios Potiguaras foram perseguidos e em sua grande parte dizimados. Na ressaca de um grande amor os nativos chamados de POTIGRUARAS não admitiram o domínio Português com entusiasmo, ficaram pobres e resumidos a uma extinção de terras no litoral norte da Paraíba. Permaneceram com eram ate os dias de hoje, como se o tempo não tivesse passado para eles. Continuam habitando nas matas em uma reserva junto a região da Baia da Traição com pouquíssimas evoluções. Muitos se misturaram aos visitantes em Bauyex, Santa Rita, mas os que não se misturaram estão do mesmo jeito que os Holandeses os encontraram a mais de trezentos anos. A grande mistura dos Potiguaras na história talvez tenha sido com os franceses em uma tentativa frustrada de domínio em 1590, mas como povo, o grande amor destes, foram com os Holandeses até os dias de hoje e como viúvas de um grande amor que passou pararam no tempo de sua saudade. Logo eles, que foram OS PRINCIPAIS ALIADOS DOS HOLANDESES NA REGIÃO, tão poucos recursos receberam.


A história mudou e as vozes daqueles que morram desapareceu no tempo. Desapareceu? Não! Elas se interiorizaram em cada partícula da região que já foi chamada Baía dos Holandeses. A pobreza e desequilíbrio financeiro vieram sobre as terras do Brasil enquanto os Holandeses passaram a investir em outras terras e até de beterraba fizeram.









historia dos indios potiguaras
indiospotiguaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário