RESUMO HISTÓRICO PESSOAL DE VAN SOARES DE GOA HOPPER






RESUMO HISTÓRICO PESSOAL DE VAN

SOARES DE GOA HOPPER






Livro baía dos holandeses


Joilson de Assis


http://baiadosholandeses.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/joilsondeassis

http://www.toutube.com/user/mrjoyassis






Van Soares de Goa Hopper nasceu em 1628 na Região de Goa na índia em uma das viagens de seu pai acompanhado por sua mãe como era costume da época na religião protestante. Voltou a Holanda, terra de seus pais ainda bebê e foi criado nas imediações do prédio da companhia das índias Ocidentais em Amsterdam que na época ainda estava sendo construído, mas já produzia vários navios ocupando muitas equipes de trabalhadores navais. Desde sua meninice Van Soares de Goa Hopper foi incentivado a estudar para ser um oficial da maior frota Marítima do mundo.


O pai de Van Soares Pieter Houtman Hopper e a senhora Brouner Soares tinham suas ocupações ligadas a companhia das índias ocidentais. Seu pai era um construtor habilidoso de navios há muitos anos nesta profissão que tinha aprendido com um velho chinês. Costumava falar com os navios enquanto os construía mesmo criticado por alguns esta mania dava aos comandantes certa confiança junto com a capacidade profissional de Peter. A profissão de construtor de navios de Peter dava a ele acesso a vários oficiais da Marinha Holandesa e vários Banqueiros ligados a união comercial sob o domínio dos dezenove. Com tão bons contatos assim o planejamento de Peter em colocar o seu filho mais novo entre os oficiais da Marinha Batava era algo acessível bastava o menino estudar.




Van Soares estudou muito com esforço. Várias barcaças foram contraídas para pagar quem o instruía. Depois de certa instrução Van Soares foi adotado pelos oficiais da companhia das índias ocidentais como aprendiz e aprendeu o Francês, Inglês e o espanhol a língua dos antigos dominadores de seu povo. Aprendeu um pouco de carpologia e a leitura das estrelas para a navegação. Foi instruído nas armas e nas artes da guerra e dos combates a distancia e aproximado. Estava nascendo um verdadeiro oficial da marinha Holandesa e a companhia das índias ocidentais tinha a fama de uma excelente formação e seria um privilégio para qualquer pai ver o seu filho formado em uma tão FAMOSA CASA DE INSTRUÇÃO.





Como a religião oficial da Holanda era o protestantismo a família de Van Soares seguia a religião oficial sendo o pai dele fervoroso protestante e sua mãe uma católica convertida ao protestantismo, mas que tinha ainda o coração Católico. Peter nas e eu em Amsterdam e sua esposa tinha vinda dos Assores da Família Soares ainda criança. Hiato as instruções religiosas de Van Soares era um pouco contadizentes e confusas. Como filho mais novo e super protegido Van Soares aprendeu a viver suas aventuras no imaginário e em suas brincadeiras de menino ele cruzada os sete mares enfrentando piratas, franceses e espanhóis.


Mas ele nunca pensou que um dia estes sonhos e fantasias de menino iria acontecer. Apesar de aprender toda a instrução de um militar de primeira linha Van Soares tinha dificuldade de gerar um repúdio a religião Católica como alguns oficial criara até por causa dos combates.




A situação financeira da Família de Van Soares era boa e o fato dele ser incentivado a ser um oficial da marinha Holandesa era apenas uma questão dos status e honra. Ele entrou na Marinha Holandesa muito novo, aos dezoito anos como sub oficial do qual recebia a ordem e repassava a tripulação aos marinheiros em geral. Como a situação dos Holandeses no Brasil estava em difíceis dias Van Soares de Goa Hopper foi enviado com uma esquadra para o Brasil Holandês. A tropa que veio para o Forte de Margarida (Forte de Santa Catarina) chegou aos belíssimos navios Holandeses no mês de Janeiro de 1646, período de grande agitação militar na região. Em meio a multidão de combatentes e oficiais segurando as cordas do navio estava Van Soares, mas não sabia ele a aventura que iria viver.













história da invasão holandesa Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário