HOMENAGEM DO ESCRITOR JOILSON DE ASSIS

HOMENAGEM

Ao Deus todo poderoso que me deu a vida e os dons que utilizei em meus escritos agradeço. A meus Pais Joel Lorenço da Silva (In memória) e Marinete Maria de Assis Silva que me ensinaram as leis da vida e com seu amor me criaram, Deus os abençoe. A minha irmã e incentivadora meus votos de amor e companheirismo. A José Elias Pessoa, por sua simpatia e recepção quando estive no Porte velho fazendo a minha pesquisa. A Balsa Mello intelectual que deu a cooperação para este trabalho ser possível em sua região Cabedelo. A João Lins Vasconcelos, um marco vivo da história da região. A todos meus agradecimentos! A história e a cultura saberam recompensar a todos o bem que fizestes.













HOMENAGEM

A todos que deixaram os seus corpos e suas almas na Baía dos Holandeses, a baía entre a Restinga, Forte Velho, Lucena e Cabedelo a minha homenagem. A todos que sonharam até a morte com este lugar e se apaixonaram por seu povo, a todos vós meus respeitos.
A todos que vieram de longe e junto com os de perto fez deste lugar o seu sepulcro eterno. A todos os amores vividos e a todas as dores sentidas meus respeitos. Ah! Se este lugar falasse com certeza ele diria os segredos nele ocultos até os dias de hoje.
Ao forte de Santa Catarina construído por Cristóvão Lins, feito para defesa, palco de amores e dores berço eterno de muitas vidas. Ocultastes amores secretos, gemidos de prazer e de dores, risos e gritos, sonhos e pesadelos. Minhas homenagens a esta trincheira de pedra e homens.
A restinga misteriosa casa de religiosos, doentes e sonhadores, que guarda os seus tesouros como um banco do histórico, como a alma de uma mulher misteriosa repousas sobre a baía dos conquistadores, minhas homenagens.
Forte velho início da Paraíba, princípio de nossa colonização, porta de entrada Para muitos visitantes até aqueles que a histeria ainda não contou. Em tuas praias quantos mistérios não há? Quantos não andaram pelo teu solo bendito rico de tesouros e memórias minha homenagem.
Atalaia, observador atento, a centenas de anos como um guarda histórico ergue-te sobre as serras do forte velho. Quantos guardas não passaram noites sobre tua estrutura a observar os céus. Quantos avisos não destes e quantos amores não testemunhasse? Minhas homenagens.
Igreja de Nossa Senhora da Guia em ponto estratégico estás, guardastes religiosos e soldados, fostes por canhões potentes, alvejada, mas não caíste para se tornar hoje um marco histórico em todo nosso Estado e a memória em ti parece ser viva e falar com a gente. Igreja da guia poderíamos te chamar de forte, forte da história que em ti há; minhas homenagens.
Ao litoral, norte da Paraíba, foi guardado como tesouro histórico de nosso povo e contém um povo amigo, simples e guerreiros como os seus ancestrais Potiguaras, minhas homenagens.
Aos Potiguaras que corajosamente se aliou ao homem branco Holandês, ao Francês por amor e simpatia. Que lutou por seus ideais e nunca retraiu a sua mão perante o perigo. Mesmo sem benefícios financeiros significativos lutou pelo que acreditou, que povo bravo, que povo idealista, que povo nobre! A este povo minhas homenagens.
Minhas homenagens a Mauricio de Nassau, governador das terras dominadas do Brasil, seu trato com os nativos e menos favorecido sua maneira de dominar levando em consideração a população que já estava aqui muitos milênios o faz digno desta singela homenagem e de muitas outras. Mauricio de Nassau pela pessoa que foste minhas considerações.
Ao Herói do Porte de Santa Catarina que resistiu até a morte no cumprimento de seu dever João Mattos Cardoso minhas Homenagens! A Vossa pessoa que durante mais de quarenta anos fostes o responsável pelo forte Santa Catarina e não fugiu ao teu dever mesmo diante da uma marinha que era considerada a mais potente do mundo e até ser ferido de morte lutastes. João Mattos Cardoso seja bendito a tua memória entre nós!
Ao frei Manoel da Piedade que morreu heroicamente socorrendo os feridos em meio a intenso combate. Como um verdadeiro missionário saiu de sua segurança no forte são Francisco e em meio a tiros e lutas foi socorrer o seu semelhante deixando um real exemplo para todos nós ao frei Manoel da Piedade minhas homenagens.
A historiadora Vilma dos Santos Cardoso Monteiro pelo seu livro brilhante que nos favoreceu excelente pesquisa e por sua vida dedicada a história minha homenagens a esta grande mulher!
Quem ver as águas tranquilas do litoral norte da Paraíba com suas belíssimas praias, forte e igrejas antigas, nem imagina que tal local paradisíaco já foi palco de grandes conflitos entre diversos povos. Não somente os conflitos que vem acompanhados com o cheiro de pólvora e umedecido com o sangue insosso de milhares de vítimas, mas os conflitos da alma humana, aqueles que são travados no silencio dos corações e nos fazem sangrar lágrimas frias pelos olhos.
Quem foi que disse que só no ódio existem os conflitos? É no amor aonde existem as maiores revoluções e os piores dos conflitos que saem da alma e contamina o mundo inteiro. É como se o amor mexesse com cada partícula de nosso ser, até aquelas que são invisíveis. Com tão grande abrangência é de se esperar grandes conflitos, grandes batalhas como a que viveu Van Soares de Goa Hopper.





QUANDO OS SONHOS SE
ACABAM SÓ RESTA PESADELOS


A alma humana necessita de esperança, de ilusão como o corpo necessita de alimento. A falta de horizontes
enlouquece qualquer alma. (Joilson Assis)


O que eu tenho me tem. (Joilson Assis)

O Amor é o estado de plena fertilidade da alma (Joilson Assis)

O Amor é semelhante a algumas flores que teimam em nascer mesmo sufocadas por terríveis pedregais. (Joilson Assis)


O amor não é uma febre, mas sempre nos faz Delirar. (Joilson Assis)






Ah, se o amor acontecesse segundo as nossas brilhantes idéias, nossas filosofias tão bem acabadas, nossas idéias tão bonitas! O problema estar no fato que amamos com fatos os instintos que temos ate aqueles que pensamos que não existe em nós. Todas as informações hereditárias e instintos animais se manifestam no amor e na dor. Amamos com a multidão que há em nós, pois o nosso coração é pluralizado. Mesmo que queiramos amar só com as idéias a alma não deixa e o espírito não permite, os instintos vêm e alteram tudo por isto que há TANTA CONTRADIÇÃO NO AMOR o tornando sem regra com um certo grau de insanidade. Joilson Assis da Silva


Livro registrado na Biblioteca Nacional ISBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário